Terça-feira 22 Novembro 2011

Led Zeppelin IV


Os Led Zeppelin sempre foram uma banda de topo, no que toca à qualidade da música. Nascidos em 1968, com Jimmy Page na guitarra, John Bonham na bateria e na percursão, John Paul Jones no baixo e no teclado e Robert Plant na voz, lideraram as tabelas da época, encaixando-se nos primórdios do heavy metal, com uma luz de blues e uma junção de puro hard rock.
Led Zeppelin IV ou apenas como refere Plant – “O Quarto Álbum” – surgiu então em 1971 e faz parte dos 200 álbuns definitivos do Rock and Roll Hall of Fame, contando com temas como Black Dog, em memória de um pequeno cachorro preto que entrava e saía do estúdio enquanto faziam a gravação do album, eleita uma das 500 melhores músicas de sempre segundo a revista Rolling Stone; Rock and Roll, tendo sido composta numa aclamada jam session espontânea, enquanto a banda tentava finalizar a Four Sticks; a masterpiece da banda, Stairway to Heaven, a 31ª música do top 500, composta por Robert Plant e pelo guitarrista Jimmy Page, capaz de nos oferecer a tranquilidade e sabedoria musical e When the Levee Breaks, uma regravação de Memphis Minnie, cantora Americana de blues.
Led Zeppelin IV transporta-nos ainda hoje para uma certa utopia musical, uma mistura de sentimentos e sensações, numa busca de plenitude e satisfação. Envolve toda uma musicalidade fora do tempo e do espaço, actualmente marcante e outrora uma novidade e fenómeno.